Reflexão sobre as Metas de
Aprendizagem no
Pré-Escolar
Relativamente às metas
de aprendizagem para a educação Pré-escolar é necessário que os educadores façam uma leitura
crítica assim como uma reflexão deste documento, no que concerne à definição
da natureza e à qualidade das metas formuladas, bem como à sua articulação
formal com os outros documentos que enquadram a educação pré-escolar, pois é um assunto do
interesse deste grupo de profissionais de educação.
O texto que introduz a
definição dessas metas refere que se considerou necessário enunciar as
aprendizagens que as crianças deverão ter realizado no final da educação
pré-escolar, reconhecida como a primeira etapa da educação básica, no
processo da educação ao longo da vida. Isto leva-nos a achar que existe a
obrigatoriedade da realização de determinadas aprendizagens no final da
educação pré-escolar, como se a definição de metas de aprendizagem
constituísse a definição de objetivos que as crianças têm que atingir durante
a frequência desta etapa. Isto faria mais sentido se existisse a
obrigatoriedade do ensino pré-escolar em Portugal, o que atualmente ainda não
acontece. Por outro lado também se verifica alguma contradição pois, não
existe uma etapa que todas as crianças tenham que atingir no pré-escolar, uma
vez que cada criança deve progredir dentro do que for possível para deste
modo, respeitarmos as caraterísticas concetuais de cada uma.
No entanto, estas
metas poderão ser um referencial comum aos educadores, para planearem processos, estratégias e modos de progressão, tendo em
conta as especificidades de cada grupo.
A área que o nosso
grupo selecionou, para uma reflexão, foi a Área da Formação Pessoal e Social,
que é uma área apenas contemplada na educação Pré-Escolar dada a sua
importância neste nível educativo, em que as crianças têm oportunidade de
participar num grupo e de iniciar a aprendizagem de atitudes e valores que
lhes permitam tornar-se cidadãos solidários e críticos.
A definição das metas
finais para esta área, integra-se no espírito com que esta meta é apresentada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar,
que a diferenciam pela sua importância e intencionalidade próprias, embora
reconhecendo-a como área transversal e integradora, que se inscreve em todas
as outras.
Nesta área vamos refletir sobre o domínio da Identidade/Autoestima. |
Formação Pessoal e Social
Domínio: Identidade
/ Autoestima
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Meta 1) No final da
educação pré-escolar, a criança identifica as suas características
individuais, manifestando um sentimento positivo de identidade e tendo
consciência de algumas das suas capacidades e dificuldades.
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No final do percurso
pré-escolar a criança deverá atingir esta meta, que consiste no
reconhecimento das suas caraterísticas individuais, das suas capacidades e
limitações próprias. Deverá reconhecer laços de pertença social e cultural, respeitando
outras culturas. Assim terá mais consciência de si e dos outros, conhecendo
melhor as suas capacidades e dificuldades.
Tendo em conta que a
criança desempenha um papel ativo na construção do seu desenvolvimento e
aprendizagem, como educadores devemos partir do que sabe, dos seus valores,
da sua cultura e saberes próprios. É no contexto social em que vive e nas
relações com os outros que a criança vai interiormente criando referências,
que lhe permitem diferenciar o que é certo e errado, o que pode ou não fazer,
os direitos e deveres para consigo e para com os outros, uma educação para os
valores, que não se ensinam mas que se vivem na ação conjunta e na relação
com os outros.
Devemos incentivar na
criança um saber fazer indispensável à sua independência e consequente maior
autonomia, enquanto oportunidade de escolha e responsabilização.
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Meta
2) No final da educação pré-escolar, a criança reconhece laços de pertença a
diferentes grupos (família, escola, comunidade entre outros) que constituem
elementos da sua identidade cultural e social.
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O
processo educativo não é isolado, resulta da interação e comunicação dos
diferentes intervenientes deste mesmo processo, como a família, a instituição
educacional e o meio onde a criança se insere de modo a contribuir para o seu
crescimento e desenvolvimento harmonioso.
As
crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que
sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que
estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que
as circunda.
A
criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de
uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma
determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente
marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também a marca. A criança
tem na família, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade
de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
A
família, espaço educativo por excelência, é vulgarmente considerada o núcleo
central de individualização e socialização, no qual se vive uma circularidade
permanente de emoções e afetos positivos e negativos entre todos os seus
elementos.
A
família é também um lugar de grande afeto, genuinidade, confidencialidade e
solidariedade, portanto, um espaço privilegiado de construção social da
realidade em que, através das interações entre os seus membros, os factos do
quotidiano individual recebem o seu significado e os "ligam" pelo
sentimento de pertença àquela e não a outra família.
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Meta 3) No final da educação
pré-escolar, a criança expressa as suas necessidades,
emoções e sentimentos de forma adequada.
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No
inicio de um caminho que a levará para um futuro promissor, a criança começa
no jardim de infância a subir os primeiros degraus. Degraus que podem ser
subidos de forma lúdica e aprazível, através de um clima emocional positivo,
que lhe transmita uma segurança afetiva. É de
grande importância que todas as crianças e, são todas diferentes umas das
outras, possam fazer a escalada da vida com confiança quer nos colegas quer
nos adultos que a rodeiam, tomando progressivamente consciência do eu/do
grupo/dos outros, desenvolvendo atitudes de respeito e colaboração.
Através de um clima sempre positivo a
criança vai reconhecendo os seus próprios erros e interiorizando valores
morais e cívicos. Quando se chega ao final do primeiro patamar a criança
demonstra confiança em experimentar actividades novas e até mesmo de as
solicitar para o adulto e amigos da sua escola. Sente-se confiante propondo
novas ideias quer, em pequeno ou grande grupo, que lhe é familiar Para que a
criança chegue ao final do pré-escolar com sucesso todo o trabalho realizado
passa também pela relação de sucesso com os pais e família da criança. A
interação deve ser sempre de forma positiva e reforçada para que todos se
sintam realizadas nesta tarefa árdua que é educar.
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Meta
4) No final da educação pré-escolar, a criança demonstra confiança em experimentar actividades
novas, propor ideias e falar num grupo que lhe é familiar.
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Na
educação pré-escolar, a independência das crianças significa ir dominando o
saber fazer, constituindo a base da autonomia, permitindo a oportunidade de
escolha, de tomar decisões e assumir responsabilidades.
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Reflexão realizada pelo grupo nº 1
Educadoras:
Amélia Pinto
Alzira Silva
Ana Cristina Costa
Ana Mafalda Lucas
Maria de Jesus Santos
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