CHEGAM AS
LETRAS!
A decisão sobre quando e como apresentar o
abecedário no jardim de infância é muito importante, visto que implica uma
tomada de posição face à complexidade da aprendizagem da leitura e da escrita.
Estes conceitos remetem-nos para as capacidades psicolinguísticas que se
adquirem pelo uso da língua em situações comunicativas e a partir da reflexão
sobre os seus elementos estruturais, como os sons, as letras, as sílabas, etc.,
e para tudo isso é necessário ter ajuda e orientação.
É nesta altura que surge o abecedário como
referente linguístico e como recurso didático, para analisar a estrutura sonora
das palavras e estabelecer relações sistemáticas entre os sons e as letras que
os representam.
Ao apresentar o abecedário às crianças
devemos ter em conta que se trata de um referente importantíssimo em todo o
processo de iniciação à leitura e com a nossa ajuda terão à disposição um
recurso capaz de facilitar o processo. Ou seja, é importante que as crianças
encontrem no abecedário não sé informação útil e necessária para continuar a
avançar na sua aprendizagem da leitura e da escrita, como também um estimulo e
um instrumento motivador que desperte a sua curiosidade e as entusiasme a
aprender.
No jardim de infância geralmente
apresentamos as letras de imprensa, porque sabemos que são as primeiras que as crianças
tentarão escrever, e também incluímos as letras maiúsculas e minúsculas porque
são aquelas que as crianças encontram todos os dias nas suas vidas, em
cartazes, nos folhetos, nos livros, nas revistas, nas etiquetas de produtos,
etc.
Para o desenvolvimento desta área podemos
recorrer a vários recursos como: imagens, letras, livros, computador, CDS,
objectos, etc.
Ao longo do ano letivo vão-se desenvolvendo
atividades tendo como finalidade que a chegada das letras à sala seja uma
verdadeira festa, cheia de imaginação e aberta ao conhecimento.
A educadora
Alzira Silva
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