segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


A importância da literatura no jardim de infância  

O Quotidiano da Educação Pré-Escolar no Jardim de Infância permite que progressivamente as capacidades de compreensão e produção linguística sejam alargadas através das interacções com o educador, com as crianças e com outros adultos.
O alargamento do vocabulário, a correcção, a construção frásica, um maior domínio da expressão e da comunicação que permita formas mais elaboradas de representação, a exploração do carácter lúdico da linguagem, são aspectos sempre presentes no dia a dia do jardim de infância. A linguagem facilita a relação com o mundo e com os outros. Usando esta capacidade pode-se comunicar, ordenar, perguntar, criar…
A comunicação não verbal constitui outro meio de aprofundar a linguagem, tal como o contacto com códigos simbólicos convencionais ou convencionados, e a criação de meios e oportunidades de imitar a escrita e a leitura da vida corrente.
O espaço da biblioteca é nesta área bastante importante, dado que permite às crianças o contacto com o livro, a descoberta do prazer da leitura e o desenvolvimento da sensibilidade estética. Desde que exposta a situações de exploração de livros, a criança irá aprender a perceber narrativas simples, reconhecer livros, manusear livros, observar as diferentes partes do livro.
Finalmente fomentam-se as histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas e/ou inventadas pelas crianças, os diálogos, as conversas informais, como formas de perceber e utilizar a função da linguagem.
No Jardim de Infância, o desenvolvimento de um projecto educativo com uma elevada intencionalidade nas áreas linguística e literária, implica a dinamização de momentos de leitura e exploração de livros como recurso estratégico.
           O contacto com os livros no Jardim de Infância é decisivo para o desenvolvimento intelectual e afectivo. Os livros devem estar expostos num local de fácil acesso para as crianças. Mas, para além de livros de literatura infantil em prosa e em poesia, são ainda indispensáveis outro tipo de livros, como dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, etc.
É importante que as crianças possam manusear uma grande variedade de livros especialmente adequados à sua idade e eleger as suas preferências. Isto permite que as crianças comecem a gostar de livros muito antes de saber ler, e que descubram o prazer de folhear livros, de observar imagens e textos, intuir sequências…

PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACTIVIDADES

O “O Papão no Desvão” foi o livro que eu selecionei, no decorrer da primeira sessão da ação de formação “Formar Entre Palavras”. É uma história que eu não conhecia mas que me cativou pelo título. As palavras que eu associei a este livro foram medo e surpresa. Medo, porque é algo que está muito relacionado com as crianças do jardim de infância, e surpresa, no sentido de o livro ser uma prenda que as vai ajudar a superar esses medos.
Já no jardim de infância, e dando continuidade a este exercício, as crianças foram ao seu cacifo buscar um trabalho que tinham feito pelo dia das bruxas e que estava relacionado com os medos. Este trabalho, tinha sido realizado após a visita da Professora Joana, que se deslocou da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho ao jardim de infância de Liceia, e lhes contou a história “Os Medos”. Mais tarde as crianças desenharam numa folha o seu medo.
Registamos numa cartolina o medo de cada uma e em seguida falamos sobre o medo. Registamos também o que era o medo para cada uma e as palavras que rimavam com medo.
Em seguida eu apresentei-lhes o livro “As preocupações do Billy” e li a história.
As crianças manifestaram muita vontade de fazer o seu próprio boneco das preocupações. Selecionamos o material necessário e cada criança escolheu do livro o boneco que queria fazer. Cada uma desenhou o seu boneco numa folha e deu-lhe um nome. Partimos então para a construção dos bonecos.
Quando os bonecos já estavam terminados cada uma disse, baixinho, a sua preocupação ao boneco para a passar para o boneco.
Mais tarde colocamos os bonecos todos juntos numa cartolina.
Ainda relacionado com esta temática apresentei outro livra às crianças: O Cuquedo.
As crianças gostaram muito da história e pediram para eu voltar a contar. Quando contei novamente solicitei a participação do grupo. O texto tem certas partes que se repetem ao longo do livro (“…de lá para cá e de cá para lá…”, “ALTO LÁ!”, “ O Cuquedo é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar”) e nestas partes do texto falávamos em conjunto. Também falamos sobre algumas palavras que apareceram na história que as crianças não conheciam como: manada e debandada. Fomos ver qual o seu significado (sinónimos).
Falámos sobre a escritora (Clara Cunha), sobre o ilustrador (Paulo Galindro), vimos a capa, a contracapa, as folhas, etc.
Em semelhança ao que já tínhamos feito com outras histórias, as crianças pediram para dramatizar a história.
Registamos as personagens da história, as crianças escolheram a sua personagem e partimos para a confeção dos adereços e dramatização da história.

Jardim de Infância de Liceia
Educadora: Alzira Silva

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