quinta-feira, 14 de junho de 2012


ALFABETIZAR CRIANÇAS COM NEE

Alfabetizar é ensinar com afetividade. Ensinar, a uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), o processo de alfabetização é respeitar as suas dificuldades, necessidades e o tempo de resposta.
Compete ao professor ser a referência e o modelo para que o aluno(a) assimile práticas e estimule sua imaginação de forma a adquirir um vocabulário diverso. Neste processo, muito contribui a leitura de estórias, contos, lendas, lengalengas, poemas, rimas, receitas, entre outros. Após as leituras é fundamental o contato com as letras e com os textos para desenvolverem a memória visual. Trabalhar o nome deve ser o primeiro passo, através do desenho e da pintura das letras através de modelos. Depois deve-se explorar textos de temas que sejam do seu agrado, como letras de músicas, mobilizar letras móveis para construir o seu nome e usar fotografias suas para que possa escrever o seu nome. Progressivamente, pode-se introduzir novos materiais que tenha contato no dia a dia, como panfletos publicitários. Nos textos, o aluno(a) deve circundar as letras sugeridas pelo professor, para construir a memória e vai-se apercebendo, gradualmente, de que as palavras são constituídas por um conjunto de letras. Neste momento, deve-se começar a trabalhar frases completas, embora simples, através da pinturas das letras das frases, que será o início do processamento de textos, que embora copiados com modelos, são a base da compreensão da estrutura do texto.
Neste processo deve-se, sempre, respeitar o tempo de assimilação de cada aluno(a). Obrigar não é incluir.

Abel Martins Carapêto

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