ALFABETIZAR
CRIANÇAS COM NEE
Alfabetizar é ensinar com afetividade. Ensinar,
a uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), o processo de
alfabetização é respeitar as suas dificuldades, necessidades e o tempo de
resposta.
Compete ao professor ser a referência e o
modelo para que o aluno(a) assimile práticas e estimule sua imaginação de forma
a adquirir um vocabulário diverso. Neste processo, muito contribui a leitura de
estórias, contos, lendas, lengalengas, poemas, rimas, receitas, entre outros.
Após as leituras é fundamental o contato com as letras e com os textos para
desenvolverem a memória visual. Trabalhar o nome deve ser o primeiro passo,
através do desenho e da pintura das letras através de modelos. Depois deve-se explorar
textos de temas que sejam do seu agrado, como letras de músicas, mobilizar
letras móveis para construir o seu nome e usar fotografias suas para que possa
escrever o seu nome. Progressivamente, pode-se introduzir novos materiais que
tenha contato no dia a dia, como panfletos publicitários. Nos textos, o
aluno(a) deve circundar as letras sugeridas pelo professor, para construir a
memória e vai-se apercebendo, gradualmente, de que as palavras são constituídas
por um conjunto de letras. Neste momento, deve-se começar a trabalhar frases
completas, embora simples, através da pinturas das letras das frases, que será
o início do processamento de textos, que embora copiados com modelos, são a
base da compreensão da estrutura do texto.
Neste processo deve-se, sempre, respeitar o
tempo de assimilação de cada aluno(a). Obrigar não é incluir.
Abel Martins Carapêto
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