quinta-feira, 24 de maio de 2012


CHEGAM AS LETRAS!

A decisão sobre quando e como apresentar o abecedário no jardim de infância é muito importante, visto que implica uma tomada de posição face à complexidade da aprendizagem da leitura e da escrita. Estes conceitos remetem-nos para as capacidades psicolinguísticas que se adquirem pelo uso da língua em situações comunicativas e a partir da reflexão sobre os seus elementos estruturais, como os sons, as letras, as sílabas, etc., e para tudo isso é necessário ter ajuda e orientação.
É nesta altura que surge o abecedário como referente linguístico e como recurso didático, para analisar a estrutura sonora das palavras e estabelecer relações sistemáticas entre os sons e as letras que os representam.
Ao apresentar o abecedário às crianças devemos ter em conta que se trata de um referente importantíssimo em todo o processo de iniciação à leitura e com a nossa ajuda terão à disposição um recurso capaz de facilitar o processo. Ou seja, é importante que as crianças encontrem no abecedário não sé informação útil e necessária para continuar a avançar na sua aprendizagem da leitura e da escrita, como também um estimulo e um instrumento motivador que desperte a sua curiosidade e as entusiasme a aprender.
No jardim de infância geralmente apresentamos as letras de imprensa, porque sabemos que são as primeiras que as crianças tentarão escrever, e também incluímos as letras maiúsculas e minúsculas porque são aquelas que as crianças encontram todos os dias nas suas vidas, em cartazes, nos folhetos, nos livros, nas revistas, nas etiquetas de produtos, etc.
Para o desenvolvimento desta área podemos recorrer a vários recursos como: imagens, letras, livros, computador, CDS, objectos, etc.
Ao longo do ano letivo vão-se desenvolvendo atividades tendo como finalidade que a chegada das letras à sala seja uma verdadeira festa, cheia de imaginação e aberta ao conhecimento.

                                                                         A educadora
                                                                          Alzira Silva

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