terça-feira, 1 de maio de 2012


A utilização do computador como recurso de ensino e de aprendizagem

Aprendi e ensinei, até há poucos anos atrás, com o “velho” e eficaz método do quadro de ardósia. Na realidade, longe vão os tempos em que o giz, as cartolinas, os desenhos e as letras manuscritas em folhas de papel branco, eram suficientes para cativar a atenção dos meus alunos. Os tempos mudaram. A tecnologia avançou sem que desse conta. De repente, ouvimos crianças que acabaram de entrar para a escola a pronunciar palavras como “web site”, “on-line”, “wifi”, entre outras. É inquestionável que a educação precisa de estar em constante adaptação, necessita de responder ao impacto das Novas Tecnologias, integrá-las da melhor forma na sala de aula. O Professor, por sua vez, necessita de criar novas estratégias de ensino, novos meios de aprendizagem, formas criativas e atuais de cativar. 
            O computador é cada vez mais uma realidade na sala de aula. Se o aluno com a ajuda do professor conseguir diferenciar a hora de brincar da hora de aprender/ estudar, esta ferramenta é sem dúvida um grande auxílio. Em casa, conta-se com os pais para darem seguimento a esta premissa. O computador é importante mas em conta e medida. Artigos apontam que estes dispositivos informáticos têm o poder de cativar mesmo aqueles alunos  com dificuldades de comunicação e concentração.
            Há quem defenda, contudo, que os efeitos das novas tecnologias sobre a sociedade, nomeadamente da internet, ainda não são bem conhecidos e, neste sentido, utilizá-las no processo educativo será uma resposta pobre às crescentes buscas educacionais. Por outro lado, lê-se também que a Internet abre um vasto caminho “para o mundo de hoje”. Mais uma vez, a escola deve conseguir filtrar, selecionar, adaptar este universo que é a Internet, que tanto tem de bom como de mau e utilizá-lo como um recurso ao ensino.
O Professor tem o difícil papel de utilizar estes recursos da melhor forma possível, tirando o melhor partido dos mesmos, procurando sempre que sejam pedagógicos ou didáticos e nunca nocivos. Para tal, é necessário desenvolver um enorme trabalho pessoal. A formação, a atualização constante, a busca pelo autoconhecimento tornam-se imprescindíveis para alcançarmos o sucesso. Não se pode resistir à mudança, não se pode ser inflexível.

Maria Leonor da Silva Teixeira

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