domingo, 6 de maio de 2012


Mediar a aprendizagem?

Aprender, também, significa despertar o desejo de aprender a aprender, na procura de fazer compreender o que nos rodeia, para voar como uma ave e poder ser o argumentista da nossa história.
Para aprender, o aluno precisa de um professor que não se limite a ensinar, mas, também, a mediar. O professor terá de ter em mente que é fundamental alcançar, na íntegra, o aluno, dando-lhe espaço para  ser o autor da sua prática, possibilitando que construa momentos de aprendizagem, onde não seja, somente, um  receptor, mas também, um produtor de conhecimento, e que saiba desenvolver sua autonomia para  poder aprender a aprender. Assim, também se formam cidadãos do mundo, críticos, reflexivos, justos e conscientes do seu lugar na sociedade.
Mediar será uma forma de interação onde a "aprendizagem encontra a "autonomia para aprender" e, assim, possibilitam a construção de pessoas com capacidade de andar por si só na construção do conhecimento."
Mediar pode ser um facilitador da aprendizagem, mas também pode contribuir rasgar conceitos e paradigmas, para se abrir novos rumos para a diversidade educacional, integrando várias áreas do saber, para poder identificar potencialidades, de modo a contribuir para uma escola inclusiva que agregue os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Abel Martins Carapêto
(Agrupamento de Escolas de Arazede)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.